quarta-feira, 21 de julho de 2010
Você já viu uma Galáxia pelada?!?!
A foto mostra duas visões de M83. À esquerda temos uma imagem no infravermelho, recém-obtida pelo telescópio VLT (sigla para telescópio muito grande em inglês) de 8 metros do Observatório Austral Europeu (ESO em inglês) localizado no Chile. À direita, uma imagem obtida no visível com uma câmera acoplada a outro telescópio do ESO, mas com 2,2 metros de diâmetro. Ainda que a imagem no visível impressione pela sua beleza (e beleza é fundamental), a imagem do VLT também tem seu charme.
A imagem no visível é dominada pelas nuvens de poeira, que por um lado marcam bem os braços espirais, mas por outro simplesmente escondem a população estelar, em especial a mais jovem. Driblar a poeira é a grande vantagem da imagem no infravermelho. Esse efeito pode ser notado nos próprios braços da galáxia, que agora revela sua população de estrelas, mas também nas partes centrais de M83. No infravermelho podemos notar mais detalhes da barra e, em especial, do núcleo que pode inclusive ser delimitado com mais clareza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ei tchê que tal mais essa imagem? Espero que não tenha nenhum "menor de idade" ai por perto de vcs, afinal a galáxia está PELLLAAADDDAAA.
ResponderExcluirLuis