sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tiraram uma Lasquinha em Marte!!!



Orbitador Mars Express faz nova foto de ‘cratera alongada’ de Marte
Orcus Patera é um dos mistérios do Planeta Vermelho.
Imagem traz detalhes inéditos de depressão de 380 por 140 km.

Explicação mais aceita é que Orcus Patera surgiu do impacto de um objeto que atingiu Marte obliquamente, em um ângulo inferior a 5 graus a partir da horizontal (Foto: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum))
A agência espacial europeia (ESA, na sigla em inglês) divulgou nesta sexta-feira (27) uma nova foto de Orcus Patera, uma ‘cratera alongada’ de Marte. A formação de Orcus Patera continua sendo um mistério para os cientistas. A nova imagem traz a depressão, que tem 380 por 140 quilômetros, com clareza inédita.Os registros foram obtidos pelo orbitador Mars Express.
A explicação mais aceita é que Orcus Patera surgiu do impacto de um objeto que atingiu Marte obliquamente, em um ângulo inferior a 5 graus a partir da horizontal.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Que Mancha é essa???


Pesquisadores do Observatório Big Bear, nos Estados Unidos, ajustaram seus telescópios e conseguiram obter a imagem mais detalhada, obtida até hoje, de uma mancha solar à luz visível.

Revelada nesta terça-feira (24), a foto foi capturada pelo novo Telescópio Solar (NST, na sigla em inglês), instrumento que consegue captar imagens como se estivesse a apenas 80 km da superfície do Sol.
O NST é o precursor de um telescópio ainda maior do que ele, o Telescópio Solar de Tecnologia Avançada (ATS, na sigla em inglês), que será construído na próxima década, permitindo aos pesquisadores do observatório construir um novo tipo de sistema ótico adaptativo, que poderá fornecer uma forma limpa e sem distorções de observar o Sol a partir da Terra ainda com mais detalhes.

Enquanto isso, o NST irá coletar imagens detalhadas de fenômenos solares como esse, que poderão ajudar os pesquisadores a entender as complexidades das variações solares e o impacto causado no clima espacial nas vizinhanças de nosso Sistema Solar.

Você é virgem??? quer dizer do signo de virgem?





Sabe por que as pessoas que nasceram entre este período se dizem "virginianas"? Porque durante esta época do ano, o Sol está passando pelo signo de Virgem no céu. Quando você diz "sou virginiano", está dizendo, com outras palavras, que tem o Sol no signo de Virgem. Mas mesmo aqueles que não nasceram entre estes dias, têm Virgem e todos os outros signos em seu mapa astrológico. Durante a Idade de Ouro, quando a primavera era eterna e os homens viviam em harmonia com os deuses, Astréia, filha de Júpiter e Têmis, vivia na terra, entre os humanos, aconselhando-os e dando-lhes noções de leis e justiça. Nesta época, no mundo não haviam guerras, catástrofes ou crimes. A natureza era plena e oferecia alimento a todos os homens, que existiam em paz com os deuses.

Mas os homens tornaram-se gananciosos e passaram a negligenciar suas obrigações com os deuses, acreditando-se donos do próprio destino. Irritado com a prepotência dos mortais, Zeus determina um castigo: a Idade de Ouro estava acabada. A primavera seria limitada, a terra deveria ser tratada para produzir frutos e a juventude eterna não existiria mais.

Ao ver o comportamento dos humanos e os castigos que o deus dos deuses os impunha, Astréia se refugia nas montanhas, mas continua a disposição daqueles que quiserem procurá-la e ouvir seus sábios conselhos.

Mesmo com todos os castigos de Zeus, a punição da humanidade não terminara, os homens descobrem a guerra. Este período belicoso caminha para uma nova era, a Idade de Ferro, em que os homens não têm mais respeito pela honra, franqueza e lealdade, tendo as ações determinadas pela ambição e violência.

Ao ver em qual ponto as coisas estavam, Astréia, entristecida, resolve abandonar a Terra e deixar de conviver com os mortais. A deusa, então, refugia-se no céu na constelação de Virgem. Sua balança também é catasterizada na constelação de Libra, para lembrar aos homens que o mundo é regido por leis e que tudo deve ser ponderado - as ações devem ser pesadas em contraponto com as conseqüências.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

A LUA ESTÁ ENCOLHENDO!!! fala sério...


Escarpas são apontadas em foto divulgada pela Nasa nesta quinta-feira . (Foto: NASA / Goddard / Arizona State University / Smithsonian)
Deformações na superfície da Lua sugerem 'encolhimento' do astro
Observações foram realizadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter.
Fotografias mostram escarpas antes detectadas em região equatorial.
A sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da Nasa, capturou imagens que mostram deformações na superfície da Lua, indicativos de um possível "encolhimento" do astro. O estudo com base nas fotografias, realizado por Thomas Watters, é conteúdo da próxima edição da revista Science.
Segundo o estudo, o satélite natural da Terra teria reduzido seu raio em 100 metros em um passado recente.
Escarpas antes observadas na região equatorial da Lua pelas missões Apollo 15, 16 e 17, agora foram descobertas em todo o globo do astro graças ao trabalho da LRO. Os registros feitos na década de 1970 foram feitos em uma região que com
"Um aspecto interessante das escarpas lunares é que elas aparentam serem jovens", afirma Watters, do Centro de Estudos Planetários e da Terra do Museu Nacional de Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, as escarpas seriam traços do encolhimento do satélite. Conforme a Lua se encolheu, o manto e a crosta superficial foram forçados a responder, formando falhas. Deformações como essas são comuns em Mercúrio, astro sem atmosfera assim como a Lua.

sábado, 14 de agosto de 2010

OLHA! QUE COISA MAIS LINDA MAIS ...



CHUVA DE METEOROS PERSEID
Passagem anual da Terra por zona repleta de detritos deixados por cometa estará especialmente bonita em noite sem brilho lunar.
A passagem da Terra por uma zona repleta de detritos deixados por um cometa oferecerá a observadores um verdadeiro espetáculo no céu nesta quinta-feira, disse a agência espacial americana, Nasa.
No hemisfério norte, o show tem seu auge entre as 22h de quinta e a madrugada do dia 13, quando a frequência de meteoros poderá alcançar dezenas por hora.
No Brasil, tomando-se como referência a cidade do Rio de Janeiro, o melhor horário para se assistir ao show no céu será entre a 0h30 e as 2h30 da madrugada do dia 13, disse à BBC Brasil a astrônoma Olivia Johnson, do Royal Observatory de Greenwich, em Londres, Inglaterra.
Johnson explicou, no entanto, que neste ano o show estará mais bonito no hemisfério norte, onde o clímax do espetáculo acontece no período em que a noite está mais escura.
A chuva de meteoros Perseid (assim chamados porque os meteoros vêm da direção da constelação de Perseus) é causada por detritos deixados pelo cometa Swift-Tuttle.
A cada 133 anos, o enorme cometa cruza o Sistema Solar e deixa para trás um rastro de poeira e detritos.Quando a Terra passa pela região, os fragmentos se chocam com a atmosfera a 140.000 mph (aproximadamente 225.000 kilômetros por hora) e se desintegram em explosões de luz.
A zona de detritos deixada pelo cometa é tão larga que a Terra passa semanas dentro dela. Observadores já estão avistando Perseids ocasionais há alguns dias.Segundo a Nasa, essa "garoa" de meteoros pode virar um verdadeiro temporal entre os dias 11 e 13 de agosto, quando a Terra passa pela zona de maior concentração de detritos.
O espetáculo anual de meteoros Perseid estará particularmente bonito em 2010 porque a Lua, em fase crescente, não vai estar muito visível no período de maior atividade.
O brilho lunar pode apagar uma boa chuva de meteoros, mas a equipe da Nasa diz que não será o caso dessa vez.
O melhor período para observação são as horas mais escuras da noite, quando a maioria dos observadores no hemisfério norte poderá ver dezenas de Perseids por hora.
Para ver melhor, é bom evitar as luzes da cidade, sugere a Nasa. A escuridão do campo, por exemplo, aumenta entre três e dez vezes o número de meteoros que podem ser avistados.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CATASTERIZAR!!! o que é isso?


Catasterizar segundo a mitologia é o acto de transformar um personagem, homem, animal ou objecto numa constelação de forma a eternizá-lo no firmamento. A catasterização é, de certa forma, o equivalente Divino à morte. Deuses, Heróis semi-divinos ou agraciados pelos seus feitos e outros seres e mesmo objectos queridos dos Deuses, que de uma forma ou de outra cessaram a sua existência original, podem perpetuar-se sob a forma de uma constelação, livrando-se assim do Hades ou do simples oblívio.
Zeus (Júpiter para os Romanos), senhor dos Deuses, recorria frequentemente à catasterização como forma de manter aqueles que lhe eram queridos mas não era o unico a recorrer a este recurso. Em algumas versões das histórias mitológicas, Zeus teria transformado Hercules, Erictonio, Órion em constelações assim como fez com Castor e Pólux.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

"CICLOS PLANETÁRIOS e idades", que conversa é essa???


Tudo no mundo funciona em ciclos. Assim como as estações do ano, as fases da lua e as marés seguem movimentos periódicos, os planetas se deslocam ciclicamente, simbolizando, no macrocosmo, as fases da vida humana (microcosmo).
A idade e o amadurecimento tem uma íntima correspondência com os ciclos planetários e, apesar de cada ser humano reagir de forma diferente a estes ciclos, podemos delimitar as fases de desenvolvimento como entrada na adolescência, vida adulta, crise da meia idade, dentre outras.
Para determinar estas fases, a astrologia tem como base o estudo do mapa natal dos indivíduos e os trânsitos astrológicos, ou seja, o movimento dos planetas em cima deste mapa natal. Como os astros se movimentam em ciclos periódicos e geralmente invariáveis, pode-se determinar qual a idade que, por exemplo, um planeta em trânsito fará oposição a um planeta natal de uma pessoa.
Para a análise das fases do desenvolvimento de cada um, são usados os ciclos dos planetas mais distantes, que levam mais tempo para dar uma volta completa no Sol, ou, falando em termos astrológicos, para fazer uma revolução. Júpiter, quinto planeta do sistema solar, por exemplo, leva 12 anos para efetuar uma volta completa em torno do Sol, percorrendo um signo por ano. Por isso, os astrólogos identificam nas pessoas uma importante fase de Júpiter aos 12 anos, 24 anos, 36 anos e assim por diante, que é a época em que o planeta passa no mesmo ponto onde estava na hora do nascimento daquela pessoa. Também são levados em conta outros aspectos que o planeta em trânsito forma com o planeta natal, como trígonos, quadraturas e oposições.
A mesma técnica é usada em relação a Saturno, que dá uma volta em torno do Sol a cada 29 anos, Urano, 84 anos e Netuno, 164. Plutão é mais difícil de ser analisado, já que tem uma órbita bastante irregular, passando às vezes 20 anos em um signo e 10 anos em outro.
Cada período da vida de um indivíduo é distinto e requer habilidades, posturas e atitudes condizentes com este momento. Não há nada mais triste do que estar inadequado a idade que se está vivendo. Tudo isso deveria vir naturalmente, se o homem estivesse em harmonia, em sintonia com seus processos biológicos, psíquicos e mentais para encarar seus ciclos com naturalidade.
Esta é pra pensar na CAMA, bons pensamentos e bons Sonhos...

Leão signo? Leão constelação? qual a relação???





Leão

Hércules contra o monstro de Neméia

A batalha que travamos para dominar os nossos monstros interiores tem uma íntima relação com o conceito do signo de Leão, expresso na mitologia através da história de um animal invulnerável e terrível, que é asfixiado por Hércules.
O mito

Cumprindo as tarefas que o rei Euristeu lhe havia submetido, Hércules parte para executar seu primeiro trabalho: matar o Leão que assolava a região de Neméia, matando os habitantes, devorando rebanhos e destruindo plantações. Além de seu tamanho e força, o animal tinha como proteção a pele intransponível, o que o tornava invulnerável a qualquer tipo de arma.

Hércules chega a Neméia e parte ao encalço da fera, sem temer os avisos dos moradores locais. O herói encontra finalmente o leão perto do seu esconderijo, uma caverna de duas saídas, devorando os restos mortais de um humano. Se aproximando por trás do animal, Hércules ataca atirando flechas, que não transpõem o couro invulnerável do leão, mas o afugentam para dentro da caverna.

Com o monstro dentro do abrigo, Hércules fecha uma das saídas com uma enorme pedra e entra pelo outro lado, encurralando-o e enfrentando-o ferozmente com os próprios punhos, já que qualquer arma se mostrava inútil. Hércules se aproxima cada vez mais e consegue agarrar e estrangular o terrível leão, matando-o asfixiado.

Hércules pega então o animal morto, arranca sua pele e cabeça que servirão mais tarde como os seus escudo e capacete. Vitorioso, o herói leva o cadáver do leão para Neméia e parte para completar os outros trabalhos que o livrariam da escravidão de Euristeu. Para celebrar o feito bravio, Júpiter leva o leão aos céus e o catasteriza na constelação que leva o seu nome.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Stephen Hawking, pessimista, realista ou exagerado?!?!


O astrofísico Stephen Hawking afirma que, ao menos que a raça humana colonize o espaço nos próximos dois séculos, vai desaparecer para sempre. Em entrevista ao site Big Think, o cientista diz que a única chance de sobrevivência do ser humano é sair da Terra e habitar novos planetas. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
"Eu vejo um grande perigo para a raça humana. Houve vezes no passado em que a sobrevivência (do ser humano) foi incerta. A crise dos mísseis de Cuba em 1963 foi uma delas", disse Hawking. "É provável que a frequência dessas ocasiões aumente no futuro. Precisamos de muito cuidado e discernimento para negociar tudo isso com sucesso". Apesar do aviso, Hawking se diz otimista com a possibilidade de colonizarmos novos mundos.
No início deste ano, o cientista havia dito que o ser humano deveria evitar contato com formas de vida alienígenas, já que não temos certeza se elas seriam amigáveis. Desta vez, o astrofísico afirma que o próprio modo de vida da humanidade pode fazê-la desaparecer.
"Nossa população e o uso de recursos finitos do planeta Terra estão crescendo exponencialmente, assim como nossa capacidade técnica para mudar o ambiente para o bem e para o mal", diz Hawking. "Contudo, nosso código genético carrega instintos egoístas e agressivos que foram vantagens necessárias para a sobrevivência no passado. Será difícil evitar o desastre nos próximos 100 anos, ainda mais nos próximos mil ou 1 milhão".
Hawking já havia falado sobre a possibilidade de ser criada uma espaçonave capaz de viajar para o futuro. Ou seja, o equipamento utilizaria a viagem no tempo (apenas para o futuro) para atravessar grandes distâncias. Segundo a previsão de Hawking, a nave levaria seis anos para atingir sua capacidade máxima - 98% da velocidade da luz -, enquanto que um dia nela seria equivalente a um ano na Terra. Assim, após 80 anos, ela seria capaz de chegar aos limites de nossa galáxia.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Patrimônio Astronômico 2. Qual é esse???





DEVER DE CASA:
Junte todas estas pistas (3 imagens e 1 mapa ) e responda. Qual o nome deste Patrimônio Astronômico da Humanidade, reconhecido pela Unesco? Qual a sua idade aproximada? E onde ele está localizado? ( Observação: não vale colar. )

Patrimônio Astronômico! O que é isso???


Tumba megalítica conhecida como 'Antas', encontrada em Portugal. São 177 monumentos na península ibérica, com orientações para todas as posições aparentes do Sol durante o amanhecer. As estruturas teriam sido erguidas 4.000 anos antes de Cristo. (Foto: I. Gomes / Flickr)
Unesco endossa 1º estudo sobre patrimônio astronômico no mundo
Encontro do órgão da ONU em Brasília termina nesta terça-feira.
Herança astronômica foi estudada pela União Astronômica Internacional.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), órgão ligado à ONU, endossa pela primeira vez um estudo sobre o patrimônio astronômico presente na Terra, conforme divulgado nesta terça-feira (3).
O anúncio foi feito durante o último dia da 34ª reunião do comitê sobre patrimônio mundial, realizado em Brasília desde o dia 25 de julho. O trabalho é de autoria da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) e do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, instituição da Unesco para análise de sítios culturais.
O estudo conta com uma série de artigos que narram exemplos de sítios históricos ligados à astronomia, alguns já presentes na lista de patrimônios mundiais ou no rol de tentativas nacionais já apresentadas à Unesco.
Desenvolvido como consequência do Ano Internacional da Astronomia, que contou eventos em 148 países durante o ano passado, o estudo tem como objetivo esclarecer a composição e a relevância da herança astronômica localizada em todo o planeta.
O documento lista as principais características que devem ser encontradas em um local para que ele seja considerado um sítio com patrimônios astronômicos. Servirá para a elaboração de dossiês de cada país interessado em eleger um sítio com patrimônio astronômico durante convenções futuras da Unesco sobre o tema.

Sol de verão, ainda que seja inverno!


Segundo imagens captadas pela NASA, o sol encontra-se em fase de erupções.É melhor passar o filtro solar.